História da Linhaceira, 116 - 1954, a aldeia é visitada por Nossa Senhora

Não foi uma aparição, entenda-se. No dia 17 de Maio de 1954, exactamente um ano depois da inauguração do abastecimento de água, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a Linhaceira, na sequência da digressão pelos concelhos e freguesias do Patriarcado de Lisboa, a que a paróquia de Asseiceira então pertencia, uma vez que a Diocese de Santarém ainda não tinha sido criada.
A imagem chegou à Linhaceira, oriunda da igreja matriz, pelas 21 horas, sendo recebida num local onde fora colocada uma azinheira e três crianças com as suas ovelhas recriando a imagem dos pastorinhos, conforme vemos na fotografia, um documento raro, felizmente preservado.
A imagem percorreu ainda em procissão, naquela noite, as ruas da Linhaceira bem como os quatro lugares que então ainda não se associavam sob o nome, precisamente, de Pastorinhos, acompanhada pelas crianças das escolas e pela Confraria de Nossa Senhora do Conforto dos Aflitos, além de "muito povo".
Só por volta da meia-noite daria entrada na capela da Linhaceira, devidamente engalanada para o efeito, onde permaneceu até às 20 horas do dia seguinte, em que rumou à Roda, e depois a Santa Cita.

Comentários

Mensagens populares