As escolas locais e os gloriosos dias 26 a 29 de Maio

Não há nenhuma razão objectiva para essa coincidência, mas o período compreendido entre os dias 26 e 29 de Maio tem sido pródigo, desde há um século, em acontecimentos relevantes relacionados com as escolas da Linhaceira e arredores.
Começou há exactamente cem anos, a 28 de Maio de 1917, dia em que a Câmara de Tomar decidiu, definitivamente, pedir a criação de uma escola para o sexo masculino na nossa aldeia.
No dia 29 de Maio de 1960 foi inaugurada a Escola Primária da Cerejeira, cujas aulas funcionavam até então num posto escolar, em edifício particular.
Em 28 de Maio de 1961, quando o número de alunos da escola primária, só na Linhaceira, rondava os 170, foi inaugurado o terceiro edifício escolar da aldeia, que ainda hoje acolhe a EB1.
Em 26 de Maio de 2014 foi aprovado em reunião da Câmara de Tomar ceder em regime de comodato, à Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira o edifício que fora a segunda sala da Escola Primária na aldeia, actual ATL.
E três dias depois, a 29 de Maio de 2014, aconteceria a reunião entre a Câmara de Tomar e a Direcção da ACR da Linhaceira em que ficaria assumido que esta estaria disponível para a devolução da cedência em direito de superfície da área necessária à construção do Centro Escolar nas imediações do Pavilhão Multiusos, com a utilização do mesmo pelos alunos durante 25 anos.
Curiosamente, a foto, que mostra os alunos da escola em 1995, posando entre a Fonte do Cigano e o edifício que hoje faz 55 anos, foi publicada no jornal O Templário de... 26 de Maio.

Comentários

Mensagens populares