Os dias da freguesia: 12 de Dezembro de 1976

Faz hoje 40 anos que se realizaram as primeiras eleições autárquicas livres. Uma efeméride que está a ser assinalada a nível nacional e não podia deixar de o ser também aqui. Depois de termos relembrado aqueles que prepararam o caminho para que o processo fosse isento de erros, na comissão de recenseamento, e os candidatos dos três partidos concorrentes à Assembleia de Freguesia de Asseiceira (CDS, PPD/PSD e PS), relembramos hoje os resultados eleitorais e aqueles que foram os primeiros representantes da freguesia eleitos universal e democraticamente.
O PS ganhou estas eleições, com 54,50% dos votos, seguido do PPD/PSD, com 28,43% e do CDS com 7,90 %, tendo sido o primeiro de vários mandatos em que a Junta de Freguesia foi liderada por Miguel Freire.
Aqui ficam os fac-símiles dos documentos originais de apuramento de resultados e da lista oficial dos eleitos para a primeira Assembleia de Freguesia democrática, que fazem parte do espólio do Arquivo Municipal de Tomar e nunca antes tinham sido publicados.







Comentários

Mensagens populares