O dia em que choveu pétalas

Quem nunca tenha visto o Nabão ao final da manhã de 20 de Outubro não saberá como a expressão "um rio de pétalas" é muito mais do que uma metáfora.
Foi a constatação dessa inusitada beleza que levou Nuno Garcia Lopes (para além de a fotografar recorrentemente, como na imagem que se segue, obtida em 2011) a transcrevê-la em livro.



"O dia em que choveu pétalas", que nasceu do pedido de uma professora da EB1 da Linhaceira para que o autor contasse aos alunos a lenda de Santa Iria, viria a materializar-se no primeiro livro para crianças narrando a história da padroeira do concelho de Tomar, tomando por base o "milagre" contemporâneo do lançamento de pétalas de flor por muitas centenas de crianças.
A obra ganhou ainda mais interesse com a abordagem despreconceituada e irónica das ilustrações de Sandro Ferreira (finalista do Prémio EDP Novos Artistas 2013).
O trabalho dos dois linhaceirenses, a que se juntaria o design de Madalena Garcia Chaveiro, natural de Santa Cita, acabaria por ser também a estreia editorial da Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira.
Está disponível para todos os interessados. Basta solicitarem-no pelo e-mail apaeli@gmail.com.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares