Os dias da Linhaceira: 24 de Setembro de 1527

A mais antiga referência conhecida à Linhaceira foi obtida faz hoje 489 anos, dia em que o escrivão Jorge Fernandes visitou a vila de Asseiceira para proceder ao registo dos moradores no respectivo termo com vista à realização do primeiro recenseamento do reino, o Numeramento.
A Linhaceira aparece aí referida como Mynhaxeira, nome que cada vez nos inclinamos mais para que tenha sido resultado de um erro de percepção ou de transcrição.
Veja-se, aliás, a transcrição recente do mesmo documento no boletim municipal "Barquinha Viva", na sequência do trabalho sobre a História local levado a cabo pelo próprio presidente da Câmara: Fernando Freire. Apesar de todo o cuidado posto na sua tarefa, o topónimo aparece aí como "Minhaveira" (conferir aqui com a transcrição feita pelo Arquivo Histórico Português). Quão mais fácil não seria haver um erro há cinco séculos, com registos feitos por gente de longe, escritos e reescritos à mão e sem textos anteriores por onde se guiassem.
Tudo isto porque, sabemo-lo hoje, apenas três anos depois, em 1530, aparece por várias vezes em dois documentos o nome Linhaceira.
A publicação do "Barquinha Viva", que replicamos, vale a pena também pelos dados referentes à população do então concelho de Atalaia, hoje, Vila Nova da Barquinha.

 

 

Comentários

Mensagens populares