Os dias da Linhaceira: 13 de Fevereiro de 1966

Um dia após a comemoração dos 25 anos do primeiro corso oficial de Carnaval na Linhaceira, eis mais uma data redonda: faz hoje 50 anos que foi inaugurado o nicho da Linhaceira.
A inauguração chegou a estar prevista para 8 de Dezembro de 1965, mas acabaria por ser apenas em 13 de Fevereiro de 1966 que se realizaria a cerimónia.
Esta terá sido um momento fora do comum: as crónicas jornalísticas falam na presença de "milhares de pessoas", apesar do tempo chuvoso e também o presidente da Câmara de então, Aurélio Ribeiro, declarou publicamente que  "durante os sete anos em que exerço o cargo de presidente da Câmara Municipal de Tomar, muitas têm sido (...)  as inaugurações a que tenho assistido. Porém, quero e devo declarar aqui, com a maior sinceridade, que esta foi a que mais me impressionou, sensibilizou e cativou (...)".
Outro dado importante é o facto de o nicho, o primeiro de um conjunto deles que apareceriam pelas redondezas nos anos seguintes, ter sido construído com base num projecto do arquitecto José Inácio da Costa Rosa.
Não se conhecendo fotografias desse dia, aqui deixamos uma que terá sido tirada não muito tempo depois, assim como o relato da inauguração feito pelo jornal Cidade de Tomar.






Comentários

Mensagens populares