Os dias da Linhaceira: 17 de Dezembro de 1914

Vale a pena voltar hoje ao singelo envelope de correio que ontem abordámos para contar a história um pouco mais para trás, de novo com o decisivo contributo das pesquisas genealógicas feitas por Miguel Garcia Lopes.
Ficamos assim a saber que Clementina Santa (que também aparece em registos como Clementina Maria ou Clementina da Conceição), nasceu em 1852, sendo filha de António Mota e Joaquina de Jesus.
Conseguimos ainda acompanhar a linhagem masculina por mais duas gerações: António Mota nasceu em 1815, filho de Manuel António Mota e Rosália de Jesus e neto de António José da Mota e de Ana Maria.
Da parte do pai de João Sousa (filho de Clementina Santa), deparamos porém com uma barreira intransponível: a inscrição "pai incógnito" no livro dos registos de baptismo. E quanto a isso, nada a fazer.
Podemos dizer-vos, como consolação, que o sogro de João Sousa (pai da sua mulher Maria Rosária) se chamava Feliciano Vicente e era casado com Rosária Antónia. Seguindo a linhagem paterna, os avós de Maria Rosária foram Rafael Vicente e Podenciana Rosa, os bisavós Inácio Vicente e Maria Rita e os bisavós Manuel Vicente e Josefina Maria.

Comentários

Mensagens populares