Os dias da Linhaceira: 31 de Agosto de 2013

Há um ano atrás, a comunidade educativa da Linhaceira vivia um período conturbado. As alterações emanadas pelo Ministério da Educação tinham modificado os horários do 1º Ciclo, ao mesmo tempo que eram criados os mega-agrupamentos, ficando as nossas escolas integradas num dos maiores do país.
O objectivo da direcção do novo Agrupamento dos Templários de acabar com desdobramento de horários (na sua essência obviamente partilhado pelos pais e encarregados de educação da freguesia), veio, todavia, levantar o problema da inexistência de uma solução para albergar condignamente o ATL e o fornecimento de refeições aos alunos, perante a iminência de ter que ceder a sala onde funcionavam para aí colocar uma das turmas.
A questão levou a um longo processo de inúmeras reuniões e negociações com as diversas partes envolvidas, no centro do qual esteve a Associação de Pais e Amigos das Escolas de Linhaceira (APAEL).
Os seus corpos directivos reuniram a 26 de Julho, com a presença das funcionárias do ATL, tendo deliberado não aceitar a proposta inicial de Agrupamento de repartir a sua actividade por diversos espaços, por isso pôr em causa a qualidade do serviço prestado. Essa posição foi depois transmitida por uma delegação da APAEL à Direcção do Agrupamento, em reunião ocorrida a 29 de Julho.
Com o aproximar do final de Agosto, o Agrupamento voltou a insistir, sugerindo que o serviço de refeições fosse efectuado no salão da capela, para o que contactou o pároco, no sentido de saber da disponibilidade desse espaço.
Os dirigentes da Associação de Pais reuniram então com a comissão de culto da capela, na tarde de 31 de Agosto, a cujos membros explicaram todo o processo e manifestaram o seu descontentamento com a ideia sugerida, por pôr em causa a unidade dos serviços e levantar vários problemas de ordem logística.
Dos acontecimentos seguintes, cujo resultado final, após muitas negociações, acabaria por vir ao encontro dos desejos de todos os intervenientes, e, mais importante do que isso, do interesse das crianças, daremos conta nas próximas semanas. Trata-se de um processo ainda fresco, em que o autor destas linhas foi um dos principais intervenientes. Tentarei relatá-lo sempre com distanciamento e equidade (e disponível como sempre estive para corrigir algum possível erro), com o objectivo de o deixar o melhor documentado possível para memória futura.

Comentários

Mensagens populares