Os dias da Linhaceira: 12 de Dezembro de 1993

Foi no dia 12 de Dezembro de 1993, faz hoje exactamente vinte anos, que aconteceu um dos actos eleitorais mais notáveis de sempre na freguesia de Asseiceira. Notável porque, contrariando toda a habitual lógica partidária, a CDU ficou em segundo lugar na votação para a Assembleia de Freguesia, à frente do PSD - e apesar de na votação para a Câmara ter tido menos de metade dos votos dos "laranjas", numas eleições em que o PS (com Miguel Freire cabeça de lista à Junta e Pedro Marques à Câmara, ambos recandidatos) ganhou claramente.
Mas os resultados foram especialmente significativos na (e para a) Linhaceira, local onde o PS consegue habitualmente bons resultados, mas no qual, neste acto eleitoral, foi derrotado, com a CDU a conseguir um inédito e não mais repetido primeiro lugar com 52% dos votos.
Claro que tudo isto se deveu à lista apresentada por esta coligação, encabeçada por Jorge Franco, e que tinha como bandeira a criação da freguesia da Linhaceira. No sufrágio universal, os linhaceirenses disseram sim a essa ideia.

Comentários

Mensagens populares