Os dias da Linhaceira: 2 de Outubro e 1 de Novembro de 1938

O documento que hoje apresentamos tem uma dupla importância. Por um lado, informa que o padre António Antunes Trincão, pároco de Asseiceira, deu a primeira missa na Linhaceira no dia 2 de Outubro de 1938. Por outro, é assinado pelo próprio sacerdote dando conta de ter recebido da comissão de culto da capela, no dia 1 de Novembro seguinte, o valor de 150 escudos, referente a esse primeiro mês.
O documento discrimina ainda as receitas obtidas pela comissão ao longo das missas do mês. É curioso verificar que nas primeiras o valor (12 escudos e 20 centavos e 11 escudos e 70 centavos, respectivamente, qualquer coisa como uns 25 e 23 cêntimos actuais) era substancialmente superior às seguintes. Porque o dinheiro ia escasseando ao longo do mês? Porque houve maior afluência às primeiras missas por causa da novidade do padre recém-chegado?
Questões aparentemente sem importância mas que podem ser significativas quando um dia se fizer uma análise sociológica da nossa vida comunitária no século passado.

Comentários

Mensagens populares