Os dias da Linhaceira: 24 de Setembro de 1527











É a data mais antiga de que temos conhecimento em documentos com referência à aldeia que hoje conhecemos por Linhaceira.
Em 24 de Setembro de 1527 (já lá vão quase quinhentos anos!), o escrivão Jorge Fernandes esteve na então vila e sede de concelho de Ceiceira (Asseiceira), para recolher dados com vista ao Registo das cidades, vilas e lugares que há nesta Comarca da Estremadura e dos moradores que há em cada um deles, parte do habitualmente mencionado como Numeramento de 1527-1532, primeiro recenseamento efectuado no Reino de Portugal.
No documento, de que reproduzimos a transcrição na publicação Arquivo Histórico Português, em 1908, aparecem referidos os quatro lugares que então constituíam o "termo (concelho) de Ceiceira": a vila, a Roda, a Lagoa do Grou e a Mynhaxeira, designação original da Linhaceira.
O tema, com o levantamento de algumas hipóteses que tenham conduzido a um e outro dos topónimos, é desenvolvido no livro Linhaceira e as suas escolas de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes.

Comentários

Mensagens populares