Os dias da freguesia: 20 de Maio de 1870

A roda que hoje vemos no Mouchão, em Tomar, como atracção turística, era ainda no século XX presença frequente ao longo do curso do rio Nabão, numa época em que não havia sistemas mais modernos para retirar do leito as águas necessárias à irrigação dos campos.
Estas rodas implicavam a construção de açudes temporários, cuja técnica podemos ainda hoje verificar, precisamente, no açude que alimenta a roda do Mouchão. Uns e outros estão magnificamente descritos no livro "Coisas simples da terra tomarense", de Fernando de Araújo Ferreira, recentemente reeditado a propósito do centenário do nascimento do seu autor.
Esta introdução ajuda-nos a perceber a questão que o feitor do Conde de Nova Goa levou à reunião de Câmara de 20 de Maio de 1870, queixando-se da grande altura a que estavam colocados os açudes inferiores aos Moinhos da Guerreira e dos prejuízos daí advindos (coligido nos Anais do Município de Tomar).


Os proprietários em causa foram intimados a participar na reunião seguinte, a 27 de Maio, em que todos concordaram com o rebaixamento, logo que o proprietário do primeiro (único que faltou) fizesse o mesmo, uma vez que funcionavam em sequência uns dos outros.

.

Comentários

Mensagens populares