Os dias da Linhaceira: 27 de Abril de 1950

Faz hoje 63 anos que foi inaugurada a segunda escola primária da Linhaceira, onde actualmente funciona o ATL.
Foi no dia 27 de Abril de 1950, exactamente um ano depois da escola de Santa Cita, mas não por acaso. Era nessa data que se celebrava a chegada de Salazar ao poder, que o regime de então fazia questão de lembrar de forma evidente e ostentatória aos cidadãos.
Apesar das razões para a escolha da data não serem as melhores, para a Linhaceira foi um dia de festa extraordinário, como se pode ler no livro "Linhaceira e as suas escolas" de Miguel Garcia Lopes e Nuno Garcia Lopes, onde se conta todo o processo que conduziu a essa inauguração, mas como se constata também pelas fotografias cedidas por Maurício Alves e incluídas nesse mesmo livro que retratam o acontecimento.
"Eram precisamente 17 horas e 30 minutos", sublinha o jornal Cidade de Tomar, quando a comitiva encabeçada pelo presidente da Câmara de então, à época ainda major, Fernando de Oliveira, chegou às imediações do novo edifício, num dia em que foram igualmente inauguradas as escolas de Francos (Beselga), da vizinha Portela de S. Pedro e de Paialvo.
Desactivada para o ensino há dez anos, com o fim da EBM, a antiga escola foi rapidamente recolocada ao serviço dos alunos, funcionando como ATL e refeitório.




Comentários

Mensagens populares